Conteúdo, Tecnologia

Como a Internet das Coisas está mudando o ambiente de trabalho?

A internet das coisas não é algo apenas para o futuro. Dispositivos conectados já estão em toda parte, dos smartwatches às smart homes. Trata-se de um novo paradigma tecnológico e uma realidade inserida no cotidiano das pessoas atualmente. No mundo corporativo, essas transformações tecnológicas estão revolucionando as rotinas de trabalho, proporcionando economia de tempo e de recursos, abrindo novas oportunidades para crescimento e inovação. Listaremos aqui as principais mudanças que a internet das coisas está promovendo no mundo corporativo:

1. Grande volume de dados

A maior quantidade de dispositivos conectados ocasiona um volume muito maior de dados, crescendo o bolo da Big Data. Isso quer dizer que as ferramentas analíticas serão ainda mais relevantes no instante em que trabalharão com este número aumentado de variáveis que, por sua vez, deverá ser revertido em informações úteis para a empresa. Esses dados serão convertidos cada vez mais em ferramentas eficientes de prospecção. Dito de outro modo: as empresas já estão tendo que repensar o modo como coletam e analisam informações, bem como o modo como essas informações serão convertidas em estratégias de mercado e serviço ao consumidor.

2. Informação em tempo real

Com a utilização de dispositivos mobile por meio dos recursos de conectividade disponíveis, o modo como as empresas trabalham internamente na relação entre os setores e chefias, bem como entre os funcionários, é redimensionado por tal conectividade. Dispositivos IoT são capazes de realizar videochamadas, mensagens de voz, de vídeo, de texto e muitos recursos. Assim, o compartilhamento de informações se dá de maneira incrivelmente dinâmica, em tempo real. Os dados gerados em dispositivos conectados poderão ser exportados para nuvem, possibilitando acesso e manipulação pelos usuários (através de seus próprios gadgets). Nesse cenário conectado, empresas precisarão investir em segurança da informação para bloquear ataques de hackers ou até mesmo de empresas concorrentes.

3. Ferramentas de geolocalização

Por meio dos mecanismos de geolocalização e navegação que integram a maioria dos gadgets IoT, empresas podem rastrear e monitorar recursos, manejando-os e executando ordens de serviço de forma mais rápida e eficiente. Dessa maneira, aplicativos podem dar conta de mapear rotas e remanejar veículos para demandas específicas que surjam, bem como localizar e enviar rapidamente pessoal para serviço de campo.

4. Economia de tempo

Esses mecanismos de geolocalização presentes em gadgtes conectados, como ferramentas de navegação em smartphones, estão otimizando a condução de funcionários para seus locais de trabalho. A interconectividade dos dispositivos IoT promove uma integração inteligente entre carros e tráfego. Já há aplicativos em que se é possível calcular rotas menos congestionadas no trânsito, o que ajuda a reduzir o tempo gasto nos trajetos, possibilitando que se chegue ao trabalho mais rápido. Fabricantes de automóveis como a GM e a BME estão criando carros com computadores de bordo conectados a novos serviços de monitoramento do tráfego em tempo real. No futuro próximo, IoT integrará tudo no trânsito, até mesmo os semáforos.

5. Redução de custos

Graças à IoT, dispositivos conectados facilitarão, por meio do uso de sensores, medidores e outras ferramentas digitais de precisão, o controle do fluxo de energia podendo, inclusive, facilitar a integração de recursos alternativos de energia limpa, como eólica e solar em empresas. Através destes mesmos recursos de hardware (que possibilitam a medição exata e o envio dos dados para análise), o uso de dispositivos da Internet das Coisas poderá diminuir drasticamente os custos em manufaturas, reduzindo desperdícios de matérias-primas ou promovendo melhor manejo do consumo de combustível e do descarte do refugo industrial.

6. Gerenciamento remoto de recursos

Atualmente, os trabalhadores utilizam smartphones para comunicação, produtividade e entretenimento. Com o desenvolvimento da IoT, estes dispositivos terão funções adicionais: controlar remotamente dispositivos e aparelhos conectados. Atualmente, Android, iOS e Windows Phone são os sistemas operacionais que agregam as ferramentas usadas em gerenciamento remoto de dispositivos em empresas. Entretanto, no futuro, funcionários terão que lidar com uma ampla gama de aplicações e sistemas, desenvolvidos para finalidades específicas. Então, viu como a Internet das Coisas está impactando o mundo corporativo? Continue com a gente e saiba mais sobre como a tecnologia modifica o espaço em que vivemos!