Conteúdo

Internet das coisas: o que é e como ela otimiza o ambiente empresarial?

Uma das principais transformações tecnológicas em curso na atualidade é a incorporação da internet das coisas nos ambientes empresariais, independentemente do ramo de atuação da empresa. Isso porque suas aplicações vão desde protocolos de segurança e controle de acesso, até mesmo à automação de algumas tarefas no dia a dia organizacional. Tem curiosidade de saber mais sobre esse tema? Continue a leitura e saiba como a internet das coisas pode otimizar o ambiente empresarial!

Afinal, o que é a internet das coisas?

A internet das coisas (IoT) consiste na nova fronteira da transformação digital: não apenas as pessoas passam a estar sempre conectadas à rede mundial de computadores, como também objetos, produtos e processos. Ou seja, é a mais nova forma de automatização e digitalização de nosso cotidiano, pois ela ocorrerá diretamente entre a internet e objetos como veículos, eletrodomésticos, máquinas fabris, robôs, etc.

Como ela pode transformar o ambiente empresarial?

Mas como isso pode ser aplicado no ambiente empresarial? E, mais importante, qual seria a utilidade da internet das coisas para as empresas? Confira:

Automação de tarefas

Não importa o ramo de atuação de sua empresa: há sempre tarefas do “mundo offline” que podem ser automatizadas, como a reposição de estoque e a manutenção de insumos de produção. Como resultados imediatos, haverá a redução da necessidade de mão de obra, maior conforto para gestores, redução de custos e ganhos de eficiência.

Controle de acessos

Ao conectar objetos ao mundo online, a internet das coisas também possibilita ganhos de eficiência quando o assunto é segurança. Imagine uma fábrica ou escritórios administrativos de uma empresa, em que suas máquinas, arquivos e dependências precisam ser constantemente protegidos. Por que não fazê-lo por meio da IoT? Ao acessar sistemas de identificação e credenciamento de pessoas, é possível estabelecer restrições de acesso para pessoas, de acordo com suas permissões funcionais, inclusive acesso remoto. Atividades suspeitas podem ser imediatamente reportadas às autoridades competentes. Portas, portões, salas, arquivos e gavetas são assim protegidos contra ameaças, sem a necessidade de chaves.

Segurança da informação

Segurança da informação é outro aspecto imprescindível para o bom funcionamento da internet das coisas em ambientes corporativos. Afinal, se a privacidade e a proteção de dados da empresa (processos, produtos, propriedade intelectual, cadastros de clientes, etc.) já eram preocupações recorrentes, isso se torna ainda mais central quando objetos também estão ligados à rede. Aumenta-se a vulnerabilidade física de equipamentos, informações e meios de produção quando esses elementos estão conectados à internet e, como consequência, também podem estar sujeitos a hackers, espionagem industrial, entre outras ações não autorizadas. Por isso as empresas terão que se certificar ainda mais quanto à confiabilidade de profissionais e de produtos responsáveis pela instalação de hardware e software que sustenta a internet das coisas em sua empresa.

Otimização de configurações de hardware

Equipamentos de TI também terão seu uso otimizado por meio da internet das coisas, que possui meios de verificar e sanar a necessidade de reposição de peças, a integração com diferentes plataformas e dispositivos online, bem como a ampliação de redes de monitoramento de TI em sua empresa. A partir dessas informações, fica mais fácil incorporar a internet das coisas no cotidiano de sua empresa. Aproveite para curtir a nossa página no Facebook e continuar acompanhando postagens como essa!