Conteúdo, Gestão, Tecnologia

5 maneiras de usar a tecnologia no gerenciamento de equipe

Fazer uma boa gestão dos colaboradores é o primeiro passo para conseguir aumento na produtividade e alcançar os resultados que se espera. Com os avanços da tecnologia, é possível contar com soluções que se tornam grandes aliadas. A seguir, vamos apresentar 5 maneiras de usar a tecnologia no gerenciamento de equipe e quais benefícios é possível obter com esses recursos. Continue com a leitura e saiba mais!

5 maneiras de usar a tecnologia no gerenciamento de equipe

O desenvolvimento da tecnologia nos últimos anos vem acompanhando a necessidade que as empresas e pessoas têm de melhorar e organizar a rotina. No que diz respeito ao gerenciamento de equipes, é possível contar com aplicativos e sistemas que ajudam a:

1. Organizar as atividades

Existem alguns aplicativos, voltados para o uso individual, que ajudam a relacionar todas as atividades que precisam ser feitas e priorizá-las. O foco é garantir maior organização na rotina de trabalho e aumentar a produtividade. Em alguns casos, é possível fazer anotações, anexar documentos e compartilhar o status com outras pessoas. Exemplo de ferramenta: Trello.

2. Atribuir tarefas

Existem softwares que permitem que o gestor crie listas de tarefas que precisam ser executadas, crie quadros e faça a atribuição delas para cada pessoa. Assim, ao mesmo tempo em que é possível delegar com maior organização, também pode-se acompanhar melhor o andamento de cada processo. Exemplo de ferramenta: Flow.

3. Fazer a gestão de equipes externas

A tecnologia mobile já auxilia na gestão das equipes externas. Por meio dessa solução, já é possível acompanhar o desempenho das equipes, monitorar a localização e obter relatórios dos clientes em tempo real, por exemplo. É um meio de o gestor ganhar mais agilidade nas respostas e poder tomar decisões de forma mais rápida, já que as informações são trocadas instantaneamente. Exemplo de ferramenta: Mobiltracker.

4. Facilitar a comunicação

Existem aplicativos voltados para a comunicação entre as equipes que são mais práticos, rápidos e acessíveis do que o uso do e-mail e telefone. Além disso, o uso dessas ferramentas é uma excelente forma de economizar com telefonia — já que existem soluções gratuitas ou de baixo custo. Exemplo de ferramenta: Skype.

5. Otimizar o controle de acesso

Outra forma de melhorar o gerenciamento de equipe e conseguir aumentar a produtividade é usando soluções que ajudem a otimizar o controle de acesso. Esse tipo de software automatiza o processo de liberação de pessoal, compartilhamento de espaços, agendamentos, entre outros, ao mesmo tempo em que oferece total controle para o gestor. É um serviço que ajuda a melhorar as rotinas de recepção e pode ser usado em escritórios, coworking, clínicas, condomínios e até mesmo no ramo da hotelaria. Exemplo de ferramenta: Magikey.

As vantagens que esses recursos proporcionam

Aumento da produtividade

Com a automação de algumas atividades, o tempo necessário para concluí-las torna-se menor, o que faz com que as equipes consigam produzir mais, em menos tempo.

Monitoramento das equipes

O gestor passa a ter mais controle sobre as atividades que estão sendo realizadas, como está sendo o andamento de cada uma delas e quem é a pessoa responsável.

Comunicação integrada

Com os recursos usados, é possível estabelecer uma comunicação mais fluida, que permite que trocas de informações sejam feitas o tempo todo, em tempo real.

Feedback constante

A melhoria na comunicação permite que se realize feedbacks constantemente. Isso vale tanto para o gestor com seus colaboradores, tanto da equipe, com relação às tarefas que estão sendo executadas.

Redução de custos

O aumento da produtividade, as melhorias na comunicação e o aumento do controle, por exemplo, são fatores que contribuem direta ou indiretamente para a redução de custos. Isso vai desde a diminuição de gastos com os recursos, até a melhoria no processo de tomada de decisão. O uso da tecnologia no gerenciamento de equipes permite otimizar a gestão em vários aspectos, ao mesmo tempo que também facilita a rotina de trabalho. Com isso, é possível obter diversos benefícios, que ajudam no crescimento da equipe e a melhorar os resultados do negócio, como um todo. O que achou do post de hoje? Já possui experiência com algum tipo de software que ajuda a gerir as equipes? Aproveite os comentários e compartilhe suas opiniões conosco!