Conteúdo, Gestão

Como se livrar da baixa produtividade na sua empresa

Erros que atrapalham a produtividade no local de trabalho devem ser erradicados, não apenas tratados com medidas paliativas. A baixa produtividade na empresa é produto da inconsistência dos processos e da consequente baixa motivação da equipe. Nesse cenário, as soluções tecnológicas de automação, por exemplo, facilitam tarefas e permitem que os profissionais direcionem seu foco para o core business da empresa. Nesse post, daremos dicas sobre como obter ganhos significativos em produtividade, contornando os principais erros que sabotam o desenvolvimento eficiente do trabalho.

É preciso investir em capacitação de qualidade

É sabido que funcionários mal treinados podem representar o fracasso de uma ferramenta tecnológica (implementada justamente para otimização dos processos de trabalho). Portanto, quaisquer soluções em automação de escritórios a serem agregadas ao dia a dia dos profissionais demandarão certa curva de aprendizado. Dessa forma, ainda que softwares e apps mobile venham para facilitar a rotina dos escritórios, os profissionais que lidarão com essas ferramentas rotineiramente precisam dominá-las, sendo capacitados adequadamente.

Problemas de comunicação interna podem ser contornados com tecnologia

A falta de comunicação interna entre os colaboradores, que, por vezes, não fornecem feedbacks produtivos acerca dos projetos e trabalhos em desenvolvimento, é outro fator que ocasiona a improdutividade. A utilização apenas de e-mails não se faz mais suficiente para suprir essa demanda por comunicação interna na empresa, há outras ferramentas e plataformas que permitem uma comunicação mais dinâmica, com suporte a chats, videochamadas e, principalmente, edição de planilhas de e documentos de forma conjunta, podendo vários profissionais colaborarem na realização de um mesmo trabalho remotamente via dispositivos mobile, por exemplo. Essas ferramentas podem salvar a comunicação e os processos colaborativos no seu escritório.

A automação pode ajudar a eliminar o stress dos trabalhos repetitivos

A baixa produtividade resulta em vários transtornos, como a perda de prazos, que compromete a relação com os clientes, gerando atritos e stress demasiado em sua equipe. Outra fonte de stress e falta de motivação é a repetição da mesma tarefa várias vezes. O ideal da produtividade em uma empresa traduz-se na entrega de resultados melhores com cada vez menos investimento de tempo e recursos. Nessa perspectiva, tem-se que a automação de processos diminuirá a repetição de tarefas e trabalhos mecânicos. Dessa forma, aproveita-se mais a força humana de trabalho em demandas criativas, diminuindo o stress e aumentando a motivação dos colaboradores.

Recursos de gestão de espaço melhoram a produtividade e a segurança

Outra forma de otimizar os processos no escritório seria investir em plataformas de gestão inteligente de espaços. Dispositivos como Fechaduras Inteligentes podem prover tanto maior segurança da informação quanto proteção eficiente ao seu patrimônio. Por meio de mecanismos de identificação e credenciamento, você pode gerenciar acessos de forma mais cômoda e segura. Essas ferramentas de automação permitem, inclusive utilização via acesso remoto. Por meio dos recursos de automação de escritórios, você melhora processos que antes eram mais burocráticos, demandavam mais recursos e estavam também mais propensos a erros humanos. A Internet das coisas tem proporcionado cada vez mais tecnologias integradas para automação de escritórios que otimizam a produtividade, facilitando o trabalho de várias formas. Então, viu como é possível se livrar da baixa produtividade na empresa? Para ter acesso a outras dicas como essas, siga-nos nas redes sociais ― estamos no Facebook e LinkedIn!