Conteúdo, Tecnologia

Saiba o que é uma Smart Lock e como ela aumenta sua segurança!

A Smart Lock, ou, em bom português, fechadura inteligente é um mecanismo incrível para prover segurança e otimizar processos de automação em ambientes modernos. Nessa perspectiva, trata-se de um dispositivo para gestão inteligente de espaços que, além de prover mais segurança para seu lar ou ambiente de trabalho, pode funcionar como um dispositivo integrado a outras funções de seu sistema Smart Home. Pensando nisso, preparamos este artigo para você conhecer um pouco mais sobre essa ferramenta. Confira!

Entenda as funcionalidades de uma Smart Lock

Com um dispositivo desses, é possível controlar sua porta de entrada remotamente, por meio de um smartphone ou outro dispositivo mobile conectado. Dessa maneira, o dispositivo Smart Lock interage com o celular que se torna a Smart Key desse sistema. Com o gerenciamento da sua fechadura inteligente pelo seu smartphone, você pode autorizar outros usuários ao acesso, por quanto tempo você julgar necessário.

Senhas de acesso em diferentes dispositivos

Com esse sistema, você poderá atribuir diferentes senhas para diferentes tipos de usuários autorizados, controlando tudo remotamente. Assim, é possível atribuir acesso a pessoas específicas a ambientes em que haja uma Smart Lock: cômodos de uma residência, hall de entrada, sala de reuniões ou uma área de recepção, por exemplo. Digamos que você esteja em uma viagem a negócios, mas teria que receber uma visita agendada de um determinado prestador de serviço de sua confiança. Por meio de um dispositivo Smart Lock seria possível atribuir acesso de usuário autorizado a esse profissional pelo tempo necessário em que se realize o trabalho solicitado, tudo isso remotamente, do seu smartphone. Da mesma forma, digamos que houve uma visita surpresa dos seus filhos, porém não há ninguém em casa para recebê-los. Com simples comandos no app de controle do mecanismo Smart Lock, é possível liberar a entrada dos visitantes. Problema resolvido.

Segurança e comodidade

Muito mais do que uma forma de abrir portões sem a chave, a Smart Lock possibilita que se gerencie o acesso ao seu ambiente, casa, escritório ou empresa. Assim, cada vez que um acesso for feito pelo dispositivo autorizado você será notificado no celular.

Recurso para as casas inteligentes

Algumas Smart Locks são compatíveis com sistemas Smart Home. Isso significa que é possível utilizar programações para trancar e destrancar ambientes com funções de automação de luzes (função presente no sistema Apple HomeKit). Assim, digamos que você queira configurar uma função integrada em seu sistema de Smart Home para ser executada todos os dias antes de dormir. Para isso, bastaria definir via aplicativo o trancamento das portas e o desligamento das luzes em um determinado horário pré-programado. Além do mais, se você dispõe de um sistema de campainha inteligente controlada pelo seu smartphone, é possível tanto ver quem está chegando quanto liberar a entrada do visitante, tudo isso na mesma tela de celular.

Segurança na gestão de acessos

A Smart Lock agrega mais segurança ao seu sistema Smart Home também, tanto pela função mencionada de envio de notificações, quanto pela possibilidade de alteração das senhas e do bloqueio de usuários anteriormente autorizados. Esses recursos garantem que você esteja sempre informado sobre os acessos ao seu ambiente. Viu como a Smart Lock pode otimizar a gestão de acessos em sua casa inteligente ou escritório com mais segurança e comodidade? Se quiser saber mais sobre esse assunto, não deixe de conferir o que é a gestão do acesso remoto!