Co-working, Conteúdo

Conheça 4 erros que comprometem a segurança de um condomínio

Nos dias atuais, em especial nos grandes centros urbanos, a violência chega a níveis alarmantes. Tendo em vista esse cenário complicado — até mesmo ao pensar na segurança de condomínio, um espaço tradicionalmente mais seguro para moradia — é preciso investir em medidas eficazes para eliminar a incidência de assaltos. Esses roubos são, na imensa maioria das vezes, resultado de falhas no sistema de segurança adotado pela administração dos condomínios. Pensando nisso, resolvemos, neste post, elencar os 4 principais erros que comprometem a segurança de um condomínio. Acompanhe!

1. Foco somente na redução de custos

O que acontece, muito comumente, no setor de segurança de condomínios é a terceirização do serviço. É precisamente nessa hora que uma decisão acertada deve vir da administração: ao escolher uma empresa para prestar serviços de segurança, a busca deve ser, em primeiro lugar, por qualidade, não apenas pelo menor custo. O despreparo da empresa contratada representa alto risco ao patrimônio dos condôminos. Uma consequência imediata de uma má escolha na contração de equipes de segurança são problemas com funcionários. Algumas empresas nem ao menos checam seus antecedentes criminais, o que pode resultar na presença de pessoas com intenções criminosas com acesso irrestrito às dependências do condomínio. Um contrato de baixíssimo custo para a administração do condomínio significará que salários menos dignos são repassados aos funcionários terceirizados da segurança. Isso ocasiona a alta rotatividade e, consequentemente, uma contingência de novatos. Estes, não estando familiarizados com as particularidades do local, podem comprometer a eficiência da rotina de operações de segurança.

2. Planejamento ineficiente da estrutura

Condomínios mais antigos foram construídos em um período em que os problemas de segurança não eram tão graves. Por isso, sua estrutura é inerentemente inadequada aos desafios atuais nessa área e precisa, por isso, ser revista. Já alguns condomínios novos são elaborados com base em projetos arquitetônicos que privilegiam a estética dos prédios em detrimento da infraestrutura de segurança indispensável, que são: portões resistentes, guaritas com amplo campo de visão, muros altos, etc. Em alguns prédios, por exemplo, o porteiro tem uma visibilidade precária da portaria, há ausência de guaritas e os muros são facilmente escaláveis. Essas são sérias falhas na estrutura de segurança de condomínios muito comuns e que devem ser evitadas. Felizmente, há empresas que prestam consultoria no que se refere especificamente aos aspectos de segurança dos projetos de novos condomínios. Falhas no projeto também podem ser sanadas com reformas que visem aprimoramentos na segurança.

3. Segurança eletrônica precária

Para contar com segurança eletrônica eficiente e de qualidade, faz-se necessário instalar bons equipamentos, dar manutenção adequada a eles e treinar bem sua equipe para manejá-los. Em diversos condomínios, verificam-se falhas nesses três pré-requisitos. Em um sistema moderno de segurança condominial não devem faltar os seguintes itens:
  • câmeras e sistemas de alarmes, de preferência com opção de monitoramento remoto. É essencial que se cubra com elas todo o perímetro do condomínio;
  • cercas elétricas e sensores infravermelhos para inibir tentativas de invasão;
  • sistema de controle de pedestres e veículos para controlar circulação de moradores e prestadores de serviço no perímetro.

4. Descuido com os procedimentos de segurança

Muitas vezes, após a implantação, não se consegue estabelecer uma efetiva rotina de procedimentos de segurança no condomínio. Uma forma eficaz de evitar que isso ocorra é incorporar as medidas de segurança ao regulamento interno, formalizando e validando os procedimentos adotados. Outra questão é que não apenas funcionários, mas moradores e fornecedores devem estar familiarizados com as regras. Medidas punitivas com vistas a diminuir o descumprimento das normas de segurança também costumam ser eficientes. Viu como é importante zelar pela qualidade dos serviços em segurança de condomínio? Tem algo a acrescentar? Deixe seu comentário abaixo!