Conteúdo, Tecnologia

Controle de acesso físico: entenda como funciona e quais seus benefícios

As ferramentas tecnológicas para o controle de acesso físico são fundamentais para a segurança de sua empresa, pois possibilitam o gerenciamento inteligente de espaços. Com o total controle do acesso ao perímetro, aos equipamentos e a partições específicas, otimiza-se de forma incomparável a segurança de dados e de patrimônios empresariais. Com a colaboração de equipes reduzidas de seguranças e/ou recepcionistas, as tecnologias de controle de acesso físico, tais como os smart locks e smart cards, identificação biométrica, catracas eletrônicas, câmeras IP, entre outras, eliminam a possibilidade de acesso não autorizado aos espaços monitorados. Nesse sentido, essas tecnologias representam uma evolução significativa em relação aos mecanismos tradicionais de controle do acesso: as cercas, portões, trancas, etc. Neste post, abordaremos os benefícios que essa modernização do controle de acesso físico pode representar à sua empresa. Confira!

Possibilita a criação de um ambiente de trabalho seguro

Para gerenciar o acesso de determinados profissionais ou visitantes a seções, partições ou equipamentos específicos, por exemplo, a checagem biométrica de permissões de acesso é um meio seguro e eficiente. Há diversos tipos de checagem biométrica, tais como identificação das digitais do indivíduo ou biometria das mãos. Esse último verifica as dimensões e características únicas das mãos de cada usuário. A biometria não pode ser falsificada, trata-se da verificação de características únicas de cada pessoa. Por meio desse recurso, por exemplo, torna-se possível uma ampla margem de segurança, garantindo, efetivamente, somente o acesso de pessoal autorizado.

Otimiza o gerenciamento de suas equipes

Podendo-se criar diferentes perfis de acesso de usuários, liberando diferentes horários e locais a profissionais específicos, através de recursos de hardware e software integrados, tem-se um maior controle da sua força de trabalho. Além disso, também é possível incluir em seu sistema de gerenciamento de acesso físico perfis de visitantes e diferentes grupos de pessoas, monitorando e registrando toda a movimentação diária. Isso garante um profícuo gerenciamento dos processos, ajudando a definir de maneira mais nítida, os profissionais e suas atribuições de acesso a determinados projetos, locais e demandas. Dessa forma, esse investimento em controle de acesso físico reverte-se também em uma maior setorização e organização das atividades desenvolvidas.

Impede acessos não autorizados

Impedir e registrar tentativas de acesso não autorizado é talvez a principal contribuição do controle de acesso físico à segurança de sua empresa. É sabido que as técnicas utilizadas para burlar a segurança física e digital de instalações comerciais e empresariais estão cada vez mais sofisticadas. Por essa razão, medidas de segurança modernas e arrojadas precisam ser implementadas para coibir quaisquer tipos de ameaças ou invasões.

Protege o patrimônio empresarial

Quanto maior o patrimônio a ser protegido, maior deverá ser o investimento em tecnologias de controle do acesso físico. Ainda que não se instale um sistema completo com todos os recursos de hardware disponíveis para a automatização total do gerenciamento de espaços, a implementação de alguns dispositivos como catracas eletrônicas ou a utilização de tecnologia mobile com smart locks já representarão ganhos enormes à segurança de seu patrimônio.

Proporciona economia de gastos e aumento na produtividade

Sistemas de controle do acesso físico, além de agregar mais dinamismo à gestão de espaços, ainda promovem economia de gastos no instante em que automatizam uma série de processos dispendiosos. Desse modo, também se promove variados ganhos em produtividade para sua equipe. Além disso, esses dispositivos e softwares podem representar economia em relação aos gastos com contratação ou terceirização de equipes de segurança maiores.

Possibilita registro eletrônico de cada acesso ao prédio

As smart locks, as catracas eletrônicas e os dispositivos de identificação biométrica geram dados que ficam armazenados no sistema acerca de todos os acessos, inclusive os não autorizados. Dessa maneira, é possível auditar, caso necessário, acessos não permitidos de usuários ou até mesmo de colaboradores. Viu como o controle de acesso físico pode beneficiar sua empresa? Para saber mais, confira nosso artigo sobre as diferenças e aplicações dos controles de acesso físico e lógico!