Conteúdo, Tecnologia

8 motivos para investir em controle de acesso por smartphone

Antes de começar essa leitura, queremos deixar claro que as palavras em azuis são links que o levará a outros conteúdos do Magikey, assim você poderá se aprofundar ainda mais em assuntos relacionados ao nosso sistema de controle de acesso por smartphone. Boa Leitura! As soluções móveis — aquelas instaladas em celulares — estão cada vez mais abrangentes. Uma das áreas que tem crescido é a de controle de acesso por smartphone. Um estudo da consultoria Gartner aponta que 20% das empresas terão acesso a escritórios e outras instalações por smartphone até 2020. Em 2016, esse número estava abaixo de 5%. Se, por um lado, os sistemas de controle de acesso físico são bastante comuns em instalações variadas — edifícios, escritórios individuais, data centers, salas de máquinas, armazéns e outros —, na outra ponta, a tecnologia móvel já é amplamente usada para o controle de acesso lógicocom login e senha ou biometria. Para isso, os smartphones usam tecnologias e protocolos variados, como Bluetooth e Near Field Communication (comunicação por proximidade, NFC), que são compatíveis com vários leitores. Essa mudança de paradigma requer que a gestão da infraestrutura seja feita em uma única plataforma. E não é só o acesso físico que pode ser controlado com o smartphone: computadores, redes de dados corporativos e informações sigilosas também permitem essa facilidade. Continue a leitura e conheça 8 motivos para usar uma solução como essa.

1. Simplificação de processos

Esse tipo de solução simplifica processos, gerando uma ótima experiencia a usuários e visitantes ao mesmo tempo em que torna o controle de acesso mais seguro e eficaz.

2. Competitividade

Com a simplificação de processos, há ganhos de produtividade e, consequentemente, de competitividade.

3. Monitoramento

É possível controlar as informações sobre todos que entram e saem dos pontos de acesso monitorados, bem como ter um registro detalhado da identidade, do tempo de permanência no local e se é um usuário, visitante ou prestador de serviços.

4. Integração

Muitas companhias adotam tecnologias legadas de acesso físico. Esses sistemas proprietários são fechados e apresentam dificuldade de integração com a infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI) existente. As soluções que usam smartphones são mais facilmente integradas e gerenciadas.

5. Biometria

Um sistema de acesso lógico como esse elimina a necessidade de se adicionar dispositivos biométricos nos leitores. O próprio telefone pode ser usado para capturar digitais, voz ou mesmo uma foto do rosto. A comparação pode ser feita no próprio celular ou em uma central.

6. Redução de custo

Apesar de haver diferenças tecnológicas entre as diversas marcas e modelos de smartphones em termos de funcionalidades, quando se substituem os cartões de acesso por celulares, o custo cai. É preciso, porém, avaliar a necessidade de atualização do leitor para uso com os telefones.

7. Segurança

A identificação deixa de ser restrita a um cartão de plástico e criptografada, se torna mais segura. E mais: toda a administração do sistema pode ser feita de forma virtual. O uso de um dispositivo único de segurança para controle de acesso lógico e físico leva à redução de custo, enquanto aprimora a segurança.

8. Tudo na nuvem

As aplicações estão, cada vez mais, hospedadas na nuvem e, por isso, o investimento em segurança é muito importante. Esse ambiente deve ser extremamente protegido para que as transações entre o telefone e as portas a serem desbloqueadas sejam seguras e confiáveis. Gostou desta publicação? Deixe um comentário abaixo contando sua experiência ou enviando sua dúvida sobre o controle de acesso por smartphone!