Conteúdo, Tecnologia

Afinal, o que é transformação digital?

O meio digital como prioridade de negócio é a próxima tendência para revolucionar o mercado. Essa mudança de paradigmas, automação de processos e gestão segura de ativos está criando um novo papel para o segmento de TI e em breve será obrigatória em empresas de todos os setores. Mas o que realmente significa transformação digital e, mais importante, o que ela tem a ver com o seu negócio? Neste guia rápido, nós te deixamos por dentro de tudo sobre o assunto:

A transformação digital nas empresas

O termo “transformação digital” tem sido usado atualmente em dois contextos um pouco distintos, porém interligados. Por um lado, está o posicionamento de uma empresa como negócio digital, que cria valores e gera receitas através de ativos tecnológicos. Por outro, está o desenho e execução de estratégias para digitalizar a operação da empresa, automatizando processos como a gestão de dados, análise e controle — por consequência, tirando de gerentes e diretores a preocupação com tarefas secundárias. Em qualquer uma das interpretações, ou até assumindo a meta de atingir os dois objetivos, a verdade é que sem uma movimentação estratégica para a transformação digital, poucas empresas sobreviverão num futuro próximo.

Como essa transformação acontece

Para garantir a transformação digital em uma empresa, é preciso planejamento e definição objetiva de necessidades e ações para atendê-las. Os passos mais importantes são:
  1. identificar quais processos ou sistemas de gestão (principalmente de pessoas) podem ser automatizados para facilitar o controle e aumentar a segurança;
  2. encontrar as melhores soluções tecnológicas para cada demanda levantada durante sua pesquisa inicial;
  3. aplicar a transformação em etapas, preparando sua equipe para lidar com um novo sistema digital;
  4. analisar os resultados e, baseado neles, criar um ciclo de inovação dentro da empresa.
Essas etapas devem ser encaradas como um processo sem fim, caso a empresa queira continuar a crescer aproveitando novas oportunidades de mercado. A vantagem, no entanto, é que a adoção dessas práticas cria um ciclo virtuoso de transformação que impulsiona um negócio digital.

A relação entre transformação digital e Internet das Coisas

O próximo sinal de que a transformação digital será necessária para atingir objetivos a longo prazo é a adoção cada vez mais rápida do conceito tecnológico que vem sendo chamado de Internet das Coisas. A tendência é que a integração entre smartphones, cartões RFID e outros dispositivos de gestão seja pulverizada em vários outros pequenos aparelhos que facilitam e ampliam a capacidade humana no dia a dia. Apenas as empresas preparadas para nadar nesse novo oceano tecnológico vão ter fôlego para pular no barco antes da concorrência. A transformação digital é o próximo passo para as empresas que desejam crescer com relevância e valor em um novo mercado. Se esse é o seu objetivo, é hora de começar a se planejar para criar seu próprio ciclo de digitalização e inovação. E para começar a sua pesquisa é preciso identificar suas necessidades e entender sobre as soluções tecnológicas disponíveis que podem te atender. Que tal então conhecer formas de automatizar o seu escritório? Conheça 5 tecnologias que aumentam a eficiência do ambiente de trabalho!