Conteúdo, Gestão, Tecnologia

Como usar a validação de smartphone para gestão do espaço físico?

A tecnologia mobile oferece incríveis recursos para melhorar a gestão dos espaços físicos de uma empresa. Sendo assim, adotar um sistema dinâmico e informatizado é imprescindível para a segurança das instalações do seu negócio, além de oferecer uma série de outros benefícios para seus processos e operações. Dentro desse cenário, a gestão de espaço físico com a validação de smartphone é uma ferramenta que tem sido muito usada em coworkings, startups e grandes empresas. Você conhece essa tecnologia? Então confira aqui algumas informações sobre ela!

Entenda como é a validação de smartphone

Em um sistema com fechaduras eletrônicas, é possível gerir completamente os acessos ao seu ambiente, até mesmo, estando longe, enviando comandos de forma remota, via Wi-fi. Além disso, é possível autorizar usuários para acessarem locais especificados usando seus smartphones — basta que eles tenham aplicativos como o Magickey no seu dispositivo. Com essa ferramenta, o usuário simplesmente aproxima o smartphone do leitor e a comunicação se estabelece via Bluetooth, automaticamente identificando a pessoa e liberando seu acesso, conforme predefinido. Essas aplicações permitem também:
  • limitar a validação a períodos determinados do dia;
  • realizar agendamentos de visitas;
  • restringir o acesso do usuário a algumas horas, dias ou semanas.

Gerencie sua equipe de maneira otimizada

Para gerenciar acessos de grupos usando aplicativos é bem simples. Com alguns poucos cliques, é possível organizar a atribuição das chaves com especificações de acesso detalhadas. Dessa forma, é possível gerir melhor reuniões entre colaboradores dos diferentes setores de sua operação, aproveitando bem o espaço disponível em suas instalações. Inclusive, a solução Magickey oferece também integração com o calendário do Google para agendamento das salas de reunião.

Garanta a segurança total no seu espaço

controle de espaços com validação via smartphones ainda possibilita o recebimento de notificações contendo dados em tempo real sobre o acesso ao perímetro. Dessa maneira, você pode ter o registro de todos que entram e saem, utilizando um módulo que funciona de maneira integrada com a portaria. Essa relativa novidade é um ganho e tanto para a segurança de ativos e pessoas. Nas formas mais tradicionais de se prover segurança a ambientes — baseadas em trancas físicas —, vários transtornos e vulnerabilidades podem ocorrer. Chaves físicas podem ser copiadas sem autorização, perdidas ou roubadas, por isso são menos seguras. Em todo o caso, qualquer um desses incidentes ainda incorreria em gastos extras com a troca das fechaduras. As smartkeys levaram a segurança e o controle de acessos para o próximo nível. Por meio delas, você, em vez de trocar fechaduras físicas, poderia apenas mudar os parâmetros e códigos de acesso, impedindo assim, de maneira mais prática, qualquer acesso indevido.

Entenda os prós e contras da validação de smartphones

Em síntese, essas são as principais vantagens:
  • controle facilitado dos acessos individuais;
  • geração de dados em tempo real sobre o uso de cada fechadura eletrônica;
  • updates aplicáveis pelo gestor em tempo real;
  • interface intuitiva e fácil de usar;
  • acesso e controle remoto do sistema, de qualquer lugar.
  • abertura remota de qualquer lugar.
Os pontos controversos estão na dependência de um smartphone — para cada colaborador que precise realizar o acesso — e de sinal de internet para algumas funções do sistema. O que você achou desse sistema de validação de smartphone para gestão de espaços? Bom? Então compartilhe este texto nas suas redes sociais e troque ideias com seus contatos a respeito!