Automação, Conteúdo, Tecnologia

Conheça 6 maneiras de monitorar os acessos da sua empresa

Monitorar os acessos é importante para garantir a segurança de prédios, pessoas e patrimônios. Nessa perspectiva, a gestão inteligente de acessos tem se afirmado ao longo dos últimos anos como um recurso imprescindível tanto para a segurança de perímetros industriais, quanto dos comerciais e residenciais. Mas, além do controle do porteiro, você sabe quais são os recursos disponíveis para a realização dessa tarefa? Neste post, iremos abordar 6 ferramentas tecnológicas para controlar os acessos na sua empresa. Vamos lá!

1. Reconhecimento facial

Seja para proteger ativos, ou simplesmente identificar funcionários, visitantes, prestadores de serviços ou até mesmo pessoas não autorizadas, os softwares de reconhecimento facial podem representar um excelente upgrade para sua segurança. Esse software trabalhará de forma integrada ao seu sistema de câmeras. Através de um banco de dados de imagens cadastrados, o software faz, em tempo real, a captura dos rostos e os compara com os dados armazenados. Por meio dessa ferramenta, é possível categorizar moradores, funcionários e visitantes através da detecção de seus rostos, automatizando ainda mais o processo de conferência de acessos.

2. Leitura biométrica

Trata-se de uma das formas mais eficientes de controle de acessos, pois utiliza a leitura das digitais dos usuários cadastrados, conferindo ou não acesso. Por essa razão, esse sistema vem sendo largamente utilizado por instituições bancárias. Substituindo o uso do cartão magnético, a leitura biométrica destaca-se por exigir esses dados únicos e intransferíveis do usuário, sua identificação por impressão digital, evitando assim que haja qualquer tipo de acesso não autorizado.

3. Controle veicular

Esse recurso oferece muito mais do que benefícios à segurança do prédio, informando quem entra e quem sai, mas também contribui para a gestão dos espaços. Isso porque através do controle veicular, pode-se obter informações sobre o número de vagas preenchidas e a capacidade do estacionamento. Além disso, é possível também registrar imagens tanto dos motoristas dos veículos quanto das placas.

4. Câmeras de segurança

As câmeras são ainda mais importantes no contexto tecnológico atual, que possibilita o envio de arquivos para a nuvem computacional. Dessa forma, é possível usar câmeras para controle do acesso como um dispositivo para monitoração remoto. As câmeras IP, muito utilizadas na segurança de locais como condomínios, também são recursos interessantes para o controle de acessos, pois elas utilizam a internet Wireless ou conexões cabeadas para transmitir imagens em tempo real do perímetro protegido.

5. Alarmes e sensores de presença

Esses recursos devem ser complementares aos mecanismos de controle de barreira — que são as catracas eletrônicas, os portões magnéticos ou até mesmo os terminais de checagem biométrica ou por cartões de acesso. Através dos sensores e alarmes, e também das câmeras, será possível calcular o número de pessoas que acessaram o espaço e identificá-las eficientemente.

6. Gestão de espaço remoto

Agora, graças à internet, é possível pensar todo esse sistema de monitoramento sendo gerido remotamente. Por meio desse conceito, a utilização de tecnologia mobile e da IoT (Internet of Things), tornou-se possível automatizar bastante a gestão de espaço. Dessa maneira, utilizando trancas eletrônicas, você pode atribuir acesso a determinados usuários por meio de uma smartkey para seu smartphone (seja ele Android ou iOS). Assim, para ter acesso ao local predeterminado, o usuário aproxima seu dispositivo do leitor e a fechadura magnética é imediatamente aberta. Esse tipo de recurso pode ser largamente utilizado em espaços compartilhados de trabalho ou condomínios, hotéis e academias, facilitando e automatizando o acesso dos usuários. Através das tecnologias integradas pela computação nas nuvens, é possível realizar agendamentos de visitas e atendimentos, além da automatização de sistemas de ar-condicionado e iluminação de ambientes. Esta tecnologia é a mais moderna dentre todas. O advento dos dispositivos móveis abriu diversas oportunidades em aplicações de acesso e identificação de pessoas. Um smartphone possibilita que o usuário interaja diretamente com seu sistema de acesso sem intermediários e sem a necessidade de uma recepcionista. Isso reduz drasticamente o custo por usuário do sistema. Dessa forma é possível criar dinâmicas lúdicas, gamificação e outros mecanismos que melhoram a experiência de realizar acessos Agora que você conhece as tecnologias para monitorar os acessos, já pode entrar em contato com a gente e conhecer nossos produtos. Basta acessar nossa página!