Uma boa gestão de equipe pode fazer com que um time entregue resultados muito além do esperado. Mas o que isso significa?

Gerir times vencedores é o objetivo de todo o bom líder, mas para conseguir sucesso, é preciso trabalhar constantemente no dia a dia. Os resultados vêm da sua capacidade de influenciar cada um dos membros da equipe, lançando mão de estratégias e artifícios que ajudem na motivação diária de cada um.

Veja, abaixo, algumas estratégias para extrair o que o seu time pode oferecer de melhor, em termos de produtividade.

Distribua as atividades de acordo com o perfil de cada funcionário

Formar equipes multidisciplinares é um dos segredos do sucesso das grandes empresas. Mas de nada adianta ter funcionários de perfis variados se você não for capaz de distribuir as atividades de acordo com as qualidades de cada um deles.

A troca de experiências entre os membros é muito benéfica, mas existem funcionários com mais aptidão para realizar determinados trabalhos do que outros. Cabe ao líder identificar essas nuances e buscar uma distribuição que faça jus ao talento de cada um.

Trace metas individuais

Você já deve ter lido muitas vezes sobre a importância das metas e objetivos para uma organização. De fato, sem um rumo a seguir, muitas empresas acabam ficando pelo caminho.

No caso da gestão de equipes, o ideal é traduzir essas metas até o nível individual, criando indicadores que possam medir a forma como cada membro da equipe vem contribuindo com os resultados globais da empresa.

Realize reuniões de equipe

A comunicação é uma das grandes chaves para otimizar os resultados da sua equipe. Ser um líder presente pode fazer toda a diferença nos projetos conduzidos pelo time.

Uma técnica que pode te ajudar a alavancar a motivação e monitorar o andamento das atividades é a realização de uma reunião rápida diária (Daily Scrum), com duração máxima de 15 minutos. Reúna os funcionários e faça somente três perguntas a cada um deles:

  • O que você fez ontem que ajudou na realização das suas tarefas?
  • O que você fará hoje para avançar o desenvolvimento do projeto?
  • Há alguma coisa impedindo a realização de suas tarefas?

Com essas três perguntas, você terá uma ideia do andamento do projeto e da situação de cada colaborador. Elas ajudarão a identificar eventuais problemas, preparando e motivando os funcionários para a realização do trabalho.

Se você não dispõe de tempo para acompanhar tudo in loco, procure estabelecer uma agenda semanal dedicada à avaliação dos trabalhos realizados na semana anterior e a projeção esperada para os próximos dias.

Ofereça e incentive a capacitação constante

Funcionários capacitados produzem muito mais. Por isso, tente negociar com o RH um cronograma de treinamentos adequado para os membros da sua equipe.

Além disso, jamais deixe de incentivar aqueles colaboradores que o procurarem para se aconselhar sobre cursos de extensão, mestrados, doutorados, etc.

Invista em um sistema de coleta de dados

Não existe maneira mais adequada de se gerir um time de trabalho do que reunindo o máximo de informações o possível sobre cada funcionário.

Para conseguir essa espécie de CRM interno, você precisa investir em um sistema de controle de acesso que, além de trazer segurança para a empresa, ainda ajuda na coleta e gestão de dados dos funcionários.

Assim, você consegue gerir não apenas por intuição, mas munido de informações confiáveis e atualizadas, o que torna o trabalho muito mais eficiente e aumenta a capacidade produtiva da equipe.

Essas dicas de gestão de equipe foram úteis para você? Se conseguir aplicá-las, certamente você verá um crescimento exponencial na produtividade do time, com resultados consistentes.

Se quiser ter acesso a mais artigos como este, não deixe de seguir nossos perfis nas redes sociais! Estamos no Facebook e no LinkedIn!