Conteúdo

6 dicas de segurança para escritório que você precisa conhecer

Nos últimos anos, a quantidade de roubos em estabelecimentos comerciais (empresa, escritório, mercado, entre outros) tem aumentado drasticamente, tanto em horário diurno quanto noturno. Portanto, é de extrema importância conhecer algumas dicas de segurança para prevenir e minimizar as chances de furtos e acontecimentos indesejados. Para que você não viva estressado e preocupado com seu empreendimento, listamos 6 dicas para a proteção do seu negócio. Confira!

1. Avalie a qualidade das dicas de segurança

É muito importante saber se as informações que você está recebendo são de qualidade. Para isso, atente-se a blogs, revistas e jornais que tenham muitas informações sobre segurança no trabalho e que siga uma linha de raciocínio integrada, formando uma rede de suporte. Além disso, veja se os produtos expostos realmente existem e se já são utilizados. Dessa forma, você não gastará tempo nem dinheiro com produtos que podem não lhe trazer segurança. Após a confirmação de que se pode confiar nas informações, pense em quais poderiam ser as melhores opções para sua empresa.

2. Considere a rotina como um perigo

Nunca mantenha a mesma rotina para administrar o seu dinheiro. As principais práticas que você precisa se atentar são:
  • o fechamento de caixa é um momento que envolve muito dinheiro, se isso for feito sempre no mesmo horário, pode aumentar a probabilidade de furtos. Logo, é importante que o faça em horários diferentes e com alguém da equipe para ser mais ágil.
  • a ida ao banco não deve ser feita, também, nos mesmos dias da semana, muito menos nos mesmos horários. Caso sejam os funcionários responsáveis por essa função, considera-se o revezamento entre o trabalhador e o dia da semana.
  • a abertura e fechamento da empresa sempre deve ser feito com a presença de profissionais de segurança, já que são os momentos em que mais ocorre furtos e roubos.

3. Use a tecnologia a seu favor

Vemos nos programas de televisão que apenas ter uma câmera em seu negócio não tem dado resultados satisfatórios. Os criminosos estão cada vez mais ousados e indiferentes quanto a esse tipo de segurança. Sendo assim, vale avaliar um sistema de monitoramento e alarme profissional. Ao implantar esse tipo de tecnologia, você pode ficar mais tranquilo, pois qualquer acontecimento suspeito em sua empresa será considerado. A partir disso, uma equipe profissional será automaticamente acionada para avaliar a situação e tomar as atitudes necessárias para que você não seja prejudicado.

4. Implemente o controle de acesso mobile

Se você precisa controlar rigorosamente a entrada e saída de pessoas em determinados ambientes da sua empresa, implementar um sistema de controle de acesso mobile pode ser uma ótima solução. As pessoas com autorização para frequentar o espaço poderão acessá-lo somente nos dias e horários preestabelecidos por você. Além disso, toda a movimentação nesse ambiente restrito pode ser acompanhada em tempo real e os dados como entrada, saída, data e usuário ficam armazenados no seu sistema. Com esse sistema de Mobile Access, a validação dos acessos é realizada pelo smartphone do usuário, que já terá sido cadastrado previamente no sistema.

5. Diferencie o sistema de pagamento do sistema de cadastro

Assim como a segurança física, também é muito importante realizar a segurança de dados e informações. Portanto, é fundamental não utilizar sempre o mesmo computador para fazer cadastros, efetuar pagamentos e gerenciar contas. Vale ressaltar que seria interessante manter esse sistema de gerenciamento de contas em outro ambiente e não no local de trabalho. Assim, você correrá menos riscos.

6. Crie ou participe de uma rede de segurança

Para manter a segurança da sua empresa, é importante nunca estar sozinho. Por isso, converse com os demais empresários do local para participar de um sistema de segurança integrado. Caso não exista, faz-se necessário que a crie. Quando há união com o intuito de segurança, os criminosos tendem a se distanciar da região, pois começam a ter menos oportunidade para atuarem. Manter a segurança no período noturno e diurno é importante nesse quesito, não deixando o ambiente exposto em momento algum. E então, gostou de saber sobre dicas de segurança para seu negócio? Aproveite o gancho desta leitura para saber o que é gestão de acesso remoto!