Conteúdo, Tecnologia

Acesso digital: como as tecnologias podem contribuir para a segurança?

A segurança sempre foi uma das principais preocupações dentro do ambiente corporativo e cada vez mais é destino de investimentos tecnológicos. Mas como melhorar a confiança do seu sistema? Neste artigo, vamos te mostrar como o acesso digital vem se tornando uma das frentes mais importantes para esse objetivo, principalmente com a ajuda da mobilidade:

Tecnologia e segurança

A relação entre tecnologia e segurança existe desde que empresas começaram a sentir a necessidade de se preparar para lidar com ameaças cada vez mais sofisticadas. O grande objetivo que move o mercado atualmente, principalmente em aplicativos mobile, é antecipar formas de burlar sistemas de segurança e aumentar o controle através de monitoramento automatizado e em tempo real. Essas são as vantagens que a tecnologia traz para vários segmentos: a facilidade de prever e agir de acordo com o tamanho da ameaça. Quando se fala em segurança, mais ainda do que operação e gestão, essa é uma demanda real e imediata.

Acesso digital e mobilidade

O meio mais comum hoje de combater ameaças por meio de tecnologia é o acesso digital, quando a movimentação de pessoas dentro de uma empresa é controlada por um sistema integrado capaz de monitorar e detectar problemas na portaria e mau uso de ativos da empresa. Hoje, os aplicativos mobile estão na linha de frente dessa solução. A grande sacada é aumentar o nível de proteção pela verificação de credenciais sem aumentar junto a burocracia do sistema. Pelo contrário, o controle de acesso móvel identifica pessoas e monitora processos com muito mais velocidade que sistemas tradicionais, o que agiliza a movimentação de funcionários e reduz custos sem comprometimento que ameaças externas possam explorar. Ou seja, apostar na mobilidade para o acesso digital hoje é um benefício incomparável para lidar com a segurança de uma empresa. E com o avanço da tecnologia e da praticidade de uso dessas soluções, é finalmente possível se antecipar aos riscos e ter um sistema realmente confiável.

Soluções e exemplos

Por fim, vamos dar alguns exemplos de como a mobilidade e o acesso digital se unem para garantir a segurança de um ambiente:

Fechadura digital

Muito usada hoje em hotéis, as fechaduras digitais também podem ser usadas para controlar o acesso a determinadas áreas dentro de uma empresa. Um bom aplicativo de celular permite que apenas as pessoas autorizadas possam atravessar determinadas portas, com uma verificação rápida e automática.

Rastreador

Os rastreadores hoje são versáteis e precisos, podendo ser usados em pessoas ou objetos de valor para a empresa e conectados ao celular. Com esse tipo de sistema, é possível ter na palma da mão o controle sobre trajetos, rotas e até alguma movimentação suspeita dentro da empresa.

Cerca virtual

A cerca virtual pode ser uma opção quando não é possível limitar fisicamente o acesso a alguma área. Sistemas desse tipo criam um perímetro virtual e monitoram os aparelhos cadastrados dentro dele. Caso haja uma movimentação estranha de entrada ou saída, o celular do responsável pela segurança emite um alerta imediatamente.

Portaria automatizada

A tendência da portaria automatizada hoje é uma necessidade para qualquer tipo de empresa. Mas a implementação de um sistema do tipo só é eficiente se houver integração total entre os dispositivos. O uso de aplicativos de celular está sendo tratado pelo mercado como a melhor solução para resolver a gestão de entrada e saída de um ambiente. O acesso digital é, sem dúvida, a forma mais confiável de aumentar a segurança e prever futuras ameaças. Com um bom sistema implementado e um monitoramento eficiente com ajuda dos aplicativos mobile, algo que parece tão difícil pode finalmente se tornar realidade. E se você quer pesquisar mais sobre o assunto, que tal ler sobre as tecnologias que aumentam a eficiência através da automação?