Acompanhando o movimento do freelancing e das start-ups, os escritórios compartilhados já estão presentes em praticamente todo o país, com mais de 370 espaços abertos e em pleno funcionamento.

Em vista disso, o desenvolvimento de soluções tecnológicas para o coworking cresce a cada dia, já que a diversidade dos serviços oferecidos é um fator determinante no que diz respeito à escolha do ambiente.

O que é coworking?

Antes de mais nada, é importante esclarecer o conceito por trás do coworking. Basicamente, trata-se de uma metodologia de trabalho que tem como propósito a troca de ideias e a colaboração profissional entre pessoas de áreas distintas. Como tudo é feito em um mesmo lugar, esse modelo é também conhecido como “escritório compartilhado“.

Com uma estrutura idealizada especialmente para o trabalho independente, o coworking é uma excelente opção a todos aqueles que atuam de forma autônoma, seja como freelancer ou empreendedor iniciante, por exemplo.

Dito isso, vamos lhe apresentar, agora, 4 soluções tecnológicas para o coworking que podem ser muito úteis para todo e qualquer ambiente organizacional. Continue a leitura e confira!

Quais as melhores soluções tecnológicas para o coworking?

1. Controle de acesso mobile

Para começar, falaremos um pouco das Smart Locks, que permitem utilizar os dispositivos móveis como uma “chave de acesso“, identificando e liberando a entrada dos usuários.

Além disso, essa ferramenta também possibilita o controle dos acessos, como:

  • bloquear ou liberar a entrada a certos locais por algum motivo específico. Isso pode ser feito de forma individual, ou seja, alguns colaboradores podem ter o acesso enquanto outros não;
  • monitorar quem entrou;
  • fiscalizar o tempo de permanência no local.

Em resumo, um sistema de controle de acesso mobile te dá flexibilidade de horas, tanto para os gestores quanto para os usuários e fornece dados para que se alcance o máximo de eficiência operacional. Tanto os gestores quanto os usuários serão beneficiados, com redução de custos e melhorias nos espaços.

2. ERPs

Outra solução bastante interessante e que pode trazer resultados positivos é o uso de ERPs (Enterprise Resource Planning)  é um sistema responsável por cuidar das operações de uma empresa, isso trará organização a seu espaço coworking e contribuirá para que se atinga o maximo de eficiência operacional possivel. Para resumir, é um sistema que tem como objetivo organizar o trabalho numa empresa. Aqui, estamos falando de softwares que disponibilizam dados em tempo real, por exemplo.

3. Controle de luminosidade

Para reduzir os custos relacionados ao consumo de energia elétrica, uma ótima ideia consiste na instalação de um sistema que controle a luminosidade dos ambientes. Nesse sentido, a tecnologia será baseada em sensores de movimento, os quais ajustarão as luzes conforme as alterações de temperatura do local.

4. Wi-Fi eficiente

Por último, não poderíamos deixar de falar da importância de dispor uma Wi-Fi eficiente. Levando em consideração que os trabalhos realizados nos coworkings dependem da internet, é fundamental que se tenha o melhor serviço possível: deixar a desejar nesse aspecto pode fazer com que todos os outros se tornem irrelevantes.

De qualquer modo, essas são apenas algumas das soluções tecnológicas para o coworking. O ponto a destacar é a necessidade de estar sempre em busca de melhorias.

O que achou do nosso artigo sobre soluções tecnológicas para o coworking? Gostou? Então assine a nossa newsletter agora mesmo e receba os melhores conteúdos diretamente em seu e-mail!