Conteúdo, Tecnologia

Você sabe o que são as chaves de acesso digital?

Em um futuro próximo, estima-se que as chaves como as conhecemos hoje estarão obsoletas, dando lugar às chaves de acesso digital. Mas você conhece essa ferramenta moderna para a gestão inteligente de espaços? Quer saber tudo sobre como essa tecnologia do acesso digital está revolucionando a gestão inteligente de espaços? Então acompanhe-nos!

Modernização da segurança no aceso a ambientes

Cada vez mais a tecnologia mobile tem ampliado suas funcionalidades e aplicações. Esse fenômeno recente está modificando, inclusive, a maneira como nos relacionamentos com os espaços físicos nos bancos, nas empresas, nas universidades, entre outros. O que há poucos anos poderia parecer tema de ficção científica, está se materializando no nosso cotidiano atual. É o caso do aceso físico digital por meio de dispositivos mobile, que já é parte do dia a dia de muitas instituições. Essa tecnologia tem também causado profundas mudanças no funcionamento de recepções e portarias de prédios. Por meio de acesso digital com as chaves inteligentes, pode-se abreviar o trabalho na recepção desses lugares. Como uso dessa tecnologia, o anfitrião pode mandar convites e liberar acessos ao visitante, que o fará apenas utilizando seu celular, dispensando intermediários.

Funcionamento das chaves de acesso digital

O funcionamento dessa tecnologia é bem simples. Ela basicamente permite que se abra portas usando seu smartphone ao invés de suas chaves. O visitante aproxima o aparelho de um receptor e a comunicação se estabelece, liberando para ele o acesso instantaneamente. Isso se torna possível graças à interação entre o app presente no smartphone do usuário, o dispositivo sensor de reconhecimento do software (que é instalado em uma catraca ou em uma porta ou portão) e o software que autoriza os acessos ― e que funciona como banco de dados em nuvem para o gerenciamento daquele espaço. Essa comunicação entre o dispositivo do visitante e o receptor na porta é feita graças à tecnologia bluetooth e também por NFC (near field communication). Essas funcionalidades possibilitam a troca de dados sem fio de maneira segura entre o dispositivo e o receptor, apenas ao aproximar um do outro.

Mais segurança e praticidade no acesso

Esse recurso é um enorme aprimoramento na segurança dos locais em que é implementado. Isso porque por meio dele, é possível não apenas conceder e bloquear acessos, mas obter dados para auditorias e análises posteriores da movimentação acontecida em uma empresa, em determinado tempo. Outra vantagem é a identificação de cada usuário no ato do acesso, dessa maneira, o anfitrião tem total controle de tudo e pode realizar agendamentos de reuniões e visitas técnicas com muito mais facilidade. Como se vê, as vantagens das chaves digitais em relação às não digitais são inúmeras. A principal é a facilidade no gerenciamento dos espaços, que pode ser feito em uma única interface de usuário, um software de computador ou app para dispositivos móveis para gerenciamento de todo o sistema. Então, você gostou deste post sobre as chaves de acesso digital? Aproveite a visita ao nosso espaço e assine a nossa newsletter. Assim, você sempre receberá as nossas atualizações na sua caixa de entrada!