Erros no atendimento podem custar o sucesso de um negócio, afetando a prospecção de novos clientes e a fidelização de antigos. Além disso, investir na satisfação do público é um excelente caminho para conseguir mídia espontânea para o seu negócio.

Pensando nisso, resolvemos apresentar os 6 principais erros no atendimento ao cliente devem ser evitados a todo custo. Acompanhe!

1. Tratar inapropriadamente o público

O cliente chega à sua empresa com uma demanda ou um problema em especial. Ele vai até você buscando uma solução e o que espera encontrar é, no mínimo, um funcionário atencioso e solícito para atendê-lo. Nesse contato, qualquer rispidez, indelicadeza ou comportamento inapropriado no atendimento causa uma má impressão, que, por sua vez, pode significar a perda do cliente.

Quando é a sua empresa a causa do transtorno, por conta de algum produto defeituoso ou algum serviço que não surtiu o efeito desejado. Não se esqueça de recompensá-lo pelo inconveniente. 

Um problema prontamente resolvido por um funcionário bem treinado nessa hora pode ajudar a solidificar a relação com aquele cliente. E isso nos leva ao próximo erro.

2. Ter uma equipe desmotivada

Um funcionário desmotivado não irá, em definitivo, prestar um bom atendimento. Por isso, é preciso valorizar a sua equipe, recompensando-a pelo trabalho eficiente no trato com os clientes. 

Uma boa dica seria oferecer algum tipo de prêmio ou congratulação por conta da diminuição do número de queixas de clientes insatisfeitos. Bons resultados também podem vir se você investir em capacitações para sua equipe de atendimento.

3. Atrasar a entrega de um serviço

Em trabalhos de manutenção ou implementação de um software ou sistema, por exemplo, é possível que ocorram alguns imprevistos, causando atrasos na conclusão do serviço. Mas é possível diminuir drasticamente a ocorrência de atrasos por meio de uma organização precisa de suas demandas. 

Entretanto, se por um motivo imprevisto, um serviço não puder ser concluído a tempo, comunique ao cliente o ocorrido, estipule com ele um novo prazo factível e cumpra-o.

4. Não conhecer o cliente

Conhecer de fato o seu cliente vai muito além de saber o seu nome, seu telefone e os produtos que ele costuma levar. Mais perguntas sobre ele precisam ser respondidas para que se possa traçar um perfil completo.

Com base nesse perfil, uma estratégia de atendimento pode ser montada. Para isso, uma boa solução seria aplicar questionários qualitativos e quantitativos sobre o seu atendimento.

Você também pode também investir na presença digital de sua empresa, buscando observar como o seu público se comporta nas redes sociais e interagindo com ele nessas mídias sempre que for oportuno.

5. Não educar o cliente

Quando o cliente procura a sua empresa, ele busca uma solução e não outro problema. Portanto, é fundamental esclarecer todas as possíveis dúvidas sobre seus produtos e serviços para efetivamente prover soluções para o seu público.

Nesse sentido, educar o cliente significa ajudá-lo a conseguir o melhor resultado possível com o seu produto. Dessa forma, você o estará auxiliando a atingir suas expectativas em relação àquele item.

6. Não oferecer um bom atendimento pós-venda

Esse tipo de atendimento irá contribuir para a fidelização do cliente. Lembre-se que manter um cliente sai mais barato do que investir em campanhas para aquisição de novos.

Para prover um bom pós-venda, estratégias simples como entrar em contato com o cliente para saber se ele está satisfeito com o resultado do seu serviço mostram-se bastante eficientes.

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