As possibilidades de oferta de serviços em um espaço de coworking são bastante amplas, não se limitando à locação de um espaço de trabalho compartilhado. Ao contrário, é preciso, nesse campo, oferecer uma experiência completa de comodidade ao cliente.

Pensando nisso, resolvemos elencar aqui dicas sobre 7 serviços de coworking. Acompanhe!

1. Serviço de recepção

Se, em instalações comuns e prédios em que funciona apenas um negócio, o serviço de recepção aos clientes já é de fundamental importância, imagine em um coworking, no qual os clientes de várias empresas são recepcionados!

Por isso, oferecer um serviço de recepção com qualidade no atendimento pode ser o seu diferencial competitivo em um espaço coworking.

Uma boa saída seria utilizar um sistema de controle de acesso, para automatizar e digitalizar dados do fluxo de pessoas

2. Salas privativas

Salas privativas maiores podem ser oferecidas como uma opção para empresas que precisam acomodar um número maior de funcionários e não abrem mão da privacidade, apesar de terem optado pelo espaço compartilhado.

Esse serviço é bastante vantajoso para as locatárias do espaço, pois entrega uma infraestrutura já preparada para o funcionamento pleno do negócio com um preço mais acessível.

3. Área para reuniões e eventos

Esse espaço é o coração de um coworking, por isso, deve ser um lugar bem decorado, arejado e espaçoso. Será ali que as empresas receberão seus clientes, colaboradores e parceiros de negócio.

O ideal seria que o coworking dispusesse de duas salas para reuniões e eventos, com valores, dimensões e recursos distintos, embora, em ambas as opções, itens, como ar-condicionado, água, café expresso, móveis de bom gosto e boa infraestrutura para conectividade e audiovisual, sejam fundamentais.

 4. Serviços de telefonia

O serviço de telefonia em coworking é mais complexo pois deverá suportar várias ligações ao mesmo tempo de forma ágil e eficiente. Por isso, uma excelente infraestrutura com um PABX de primeira linha é imprescindível para o bom funcionamento desse setor.

5. Serviços de impressão

As impressoras em coworkings precisam gerar, por meio de um sistema dedicado, dados precisos sobre o uso de cada empresa, de preferência, gerando relatórios dos gastos com impressão para cada cliente.

Além disso, lembre-se: corra das impressoras com sistema à jato de tinta, pois são lentas e não darão conta do volume de trabalhos em um coworking!

6. Software para gestão

Com uma ferramenta como essa, você poderá automatizar processos burocráticos para se dedicar com mais atenção ao suporte à sua comunidade.

Esse software irá auxiliá-lo:

  • na construção do banco de dados cadastrais das empresas;
  • na emissão de notas fiscais para os clientes, informes de faturamento e boletos;
  • na gestão de bancos de dados com demandas de RH;
  • na impressão de contratos de locação e serviços, vendas, etc.;
  • na gestão financeira e de dados de contadores.

7. Equipamentos de segurança

Aqui, o primeiro item a ser implantado é um sistema de câmeras de segurança que cubra todo o perímetro. Para a implementação eficiente de um sistema de monitoração em vídeo, certifique-se de não haver pontos cegos organizando sua mobília.

Um sistema de controle de acesso por smartphones ou a cartões inteligentes pode ser um grande diferencial no serviço de seu coworking. Essas tecnologias integram vários softwares de gestão de espaços disponíveis no mercado.

Por meio deles, é possível monitorar quem entra e quem sai por meio de um sistema com banco de dados para a identificação de funcionários e visitantes.

Além disso, um software de gestão de espaços conta com suporte à tecnologia mobile e possibilita o monitoramento remoto em tempo real e total controle do acesso.

Viu como há diversos serviços de coworking que podem ser o grande diferencial para uma empresa desse segmento? Para continuar se informando sobre esse tema, conheça também 4 soluções tecnológicas para coworking.