Existe um ditado popular muito conhecido que diz que “a primeira impressão é a que fica”. Essa expressão traz muita sabedoria e faz com que os empresários reflitam sobre como é feita a recepção de clientes em suas empresas.

Afinal, é preciso ter em mente que uma boa recepção ajuda tanto na prospecção e na fidelização de clientes quanto na segurança e nos serviços da organização. Dentro desse contexto, elaboramos uma lista com dicas para que você saiba como otimizar a recepção de clientes da sua empresa. Confira!

Treine os recepcionistas

É imprescindível que os profissionais que atuam na recepção da sua empresa sejam bem treinados e capacitados para receber adequadamente qualquer pessoa que for até o local.

Para que isso ocorra, as empresas devem proporcionar treinamentos aos recepcionistas logo que eles forem contratados para a função. É preciso repassar questões como a importância da empatia, da cordialidade, da simpatia e da agilidade no atendimento.

Forneça informações corretas para os visitantes

Os recepcionistas da sua empresa precisam ter conhecimentos básicos sobre praticamente tudo o que é feito na organização: as atribuições de cada setor, com quem um cliente precisa falar para resolver tal assunto, entre outras conhecimentos. Isso é de extrema importância para que o funcionário possa transmitir informações corretas aos visitantes.

Caso isso não aconteça e haja erros no atendimento, como direcionar um cliente para o departamento errado, a imagem da organização pode ser prejudicada.

Automatize as fechaduras

Uma ideia interessante para agilizar o atendimento na recepção da sua empresa é automatizando as fechaduras do local. Alguns dispositivos permitem a integração de diversas tecnologias, possibilitando que as fechaduras sejam abertas com celulares, cartões ou chaveiros.

Desse modo, as pessoas autorizadas a entrar em alguma sala ou compartimento da empresa poderão ter o acesso liberado, bastando fazer a leitura de suas credenciais em um dispositivo.

Assim o recepcionista terá mais tempo para se dedicar a outras atividades, como o recebimento de pessoas que não são credenciadas na empresa.

Invista em segurança com fechaduras eletroímã

Assim como prestar um bom atendimento, é fundamental que seja garantida a segurança dos clientes na sua empresa. Para isso, uma boa solução é investir em fechaduras eletroímã.

Esse tipo de fechadura é a opção ideal para as empresas que buscam o máximo de segurança, pois são adaptáveis a qualquer tipo de porta e não correm o risco de queimar, o que possibilita o uso por um período ilimitado de horas.

Utilize catracas na recepção

Para controlar o acesso das pessoas no seu empreendimento e ao mesmo tempo garantir que todos estejam sempre seguros, é importante que sejam utilizadas catracas na recepção.

É possível ainda acoplar um leitor digital na catraca, de modo que funcionários e pessoas autorizadas tenham livre acesso ao local, enquanto os demais devem se identificar para o recepcionista.

Gostou das nossas dicas para otimizar a recepção de clientes na sua empresa? Que tal colocar tudo isso em prática hoje mesmo? Entre em contato conosco! Teremos prazer em atendê-lo e melhorar o atendimento e a segurança do seu empreendimento!