Tecnologia

O que é e como usar o NFC e Bluetooth do seu celular

Magikey é um sistema de controle de acesso com plataforma de gestão integrada. Nós utilizamos o Bluetooth e o NFC do seu aparelho celular para reconhecer seu cadastro e checar se está autorizado a entrar no local. Mas aí você pode ser perguntar: o que são essas tecnologias e qual devo utilizar? O objetivo deste post é responder a esta pergunta.

NFC

NFC – “Near Field Communication” – ou em português Comunicação de Campo Proximal – é uma tecnologia que permite a troca de informações sem fio, de forma segura, entre dispositivos compatíveis que estejam próximos um ao outro, com principal objetivo de facilitar a troca de dados entre usuários e a utilização de serviços. O raio de comunicação dos dispositivos é de no máximo 10 cm, sendo que na maioria dos casos é necessário que os dispositivos sejam praticamente encostados para que a comunicação seja efetiva. As possibilidades são muitas: pagamentos de contas e compra de produtos, envio de comandos para aparelhos de som, luz e portões veiculares, transferência de dados de um aparelho para outro e, é claro, é amplamente utilizado em sistemas de controle de acesso.

Bluetooth

Bluetooth é uma especificação de rede sem fio de âmbito pessoal. O Bluetooth provê uma maneira de conectar e trocar informações entre dispositivos como telefones celulares, notebooks, computadores, impressoras, câmeras digitais e consoles de videogames, e também, em sistemas de controle de acesso. Melhorias recentes da tecnologia possibilitaram redução significativa de gastos energéticos e aumento da distância de comunicação e taxas de transferências, o que consolidou o bluetooth como principal tecnologia para fins de comunicação local entre dispositivos.

Ok, entendi. Mas qual devo usar? Bluetooth ou NFC?

Como você já deve saber, nós usamos tecnologias sem fio para que seu celular se torne uma chave e abra portas, especificamente Bluetooth e NFC. Estamos sempre trabalhando para melhorar a sua experiência de usuário, além de, claro, tornar o acesso sempre o mais natural possível. Tendo isso em vista, gostaríamos de atualizá-lo. Caso ainda não saiba, o acesso fica mais natural e eficiente utilizando o NFC do seu smartphone. Basta ativá-lo e você conseguirá abrir portas apenas aproximando o celular do leitor Magikey, sem necessidade de utilizar o botão de abertura, e em alguns modelos específicos sem mesmo destravar sua tela. Muito bom não é mesmo?

E se meu smartphone não tem NFC ?

Se seu celular é um IPhone (sistema IOS), você terá que utilizar o Bluetooth, e não há nenhum problema nisso. Os IPhones não possuem NFC liberado para uso de aplicativos devido a um protocolo de segurança da própria Apple, portanto não será possível utilizar essa tecnologia para usar o Magikey no momento. Porém, se seu celular for um Android, utilize o NFC. O motivo para aplicar essa tecnologia ao invés do Bluetooth é que o NFC tem uma usabilidade melhor, não há a necessidade de realizar a abertura no aplicativo, basta aproximar o smartphone da leitora Magikey com o NFC ligado e a tela desbloqueada. Alguns modelos realizam a abertura das portas através do NFC, apenas destravando a tela. Alguns smartphones, mesmo Android, não possuem NFC.

Como saber se meu smartphone possui NFC?

Você pode consultar nesta lista completa (em inglês) de smartphones no mercado que possuem esta tecnologia: www.nfcworld.com/nfc-phones-list/