Uncategorized

Economia compartilhada, startups e o setor de Real Estate

Por Rony Stefano

Sanctuary Properties

Vivemos uma nova corrida do ouro. Todos os dias escutamos a criação de novas startups, ideias inovadoras investimentos bilionários em alguma nova tecnologia e novas ameaças ao nosso modelo de negócios atual. Em tempos de patinetes coloridos, bancos virtuais e aplicativos para qualquer tipo de facilidade, como está o setor de Real Estate se transformando?

Para início devemos lembrar que por mais que novos negócios e tecnologias sejam incorporadas, ainda necessitaremos do espaço físico. Seja para morar (talvez em espaços menores, talvez sem a propriedade mas com o direito de uso), trabalhar (talvez em um coworking ou em uma cafeteria do outro lado do mundo) e ou armazenar produtos (talvez em espaços menores já que podemos produzir em impressoras 3D e ou apenas produzir sob demanda) para listar alguns exemplos.

O impacto das novas tecnologias no setor de Real Estate altera todas as fases de desenvolvimento, precificação, lançamento e monetização do produto. Mas por mais que o empreendedor de Real Estate esteja conectado a todas as mudanças e utilização dessas novas tecnologias, continua com a mesma dificuldade em desenvolver os seus produtos pela falta estrutural de Financiamento.

Mas a economia compartilhada também nos trás uma forma muito mais simples e inteligente de financiar projetos: O Crowdfunding imobiliário! O Crowdfunding imobiliário funciona da mesma forma que empreendedores de startups buscam investidores na fase inicial do projeto em troca de participação em seus negócios. Não podemos esquecer que os projetos imobiliários também são startups!

O Crowdfunding está regulamentado no Brasil pela CVM via instrução CVM 588. Pelas regras atuais, empreendedores podem captar até R$5 milhões iniciais em seus projetos por meio de Crowdfunding. O Crowdfunding oferece uma possibilidade também de envolver logo no inicio do investimento clientes futuros e a comunidade impactada pelo projeto, facilitando não apenas a obtenção de recursos, reduzindo riscos mas também facilitando a venda e o uso do projeto futuramente junto aos clientes investidores.

A ADIT Brasil buscando fomentar as formas de financiamento ao setor e aumentar ainda mais o benefício aos seus associados, firmou uma parceria de exclusividade com a Raiser Crowdfunding que é especializada não apenas no Crowdfunding imobiliários mas também no desenvolvimento de novas tecnologias para o Setor de Real Estate, turismo e hospitalidade.

Em tempos de pleno liberalismo econômico, o Real Estate resiste e continua utilizando-se de lobbies governamentais exigindo fontes de financiamento subsidiado por meio de FGTS e afins. Esperamos que com a modernização do setor e maior utilização de financiamentos alternativos, sobretudo o Crowdfunding, essa prática seja reduzida. Afinal quem quer depender do Governo para executar seus projetos? Aos empreendedores mais modernos, o Crowdfunding já é uma realidade!