Automação comercial: entenda a sua importância para uma empresa
novembro 10, 2017
Imagine que uma empresa opere em todos os setores com informações de negócio coletadas e armazenadas por ferramentas e soluções digitais. Agora, imagine que essas ferramentas sejam fáceis de acessar, tenham uso intuitivo e gerem diversos formatos de relatórios, gráficos e análises. Tudo isso é possível com um projeto eficaz de automação comercial. Com a implementação desse tipo de serviço, é possível ainda identificar oportunidades, solucionar problemas, reduzir custos e implementar melhorias importantes para os resultados e performance da empresa. Ficou interessado em saber mais sobre a automação comercial? Então continue acompanhando esse post onde mostraremos o quanto ela é importante para a sua empresa!
Definição e vantagens da automação comercial
Como o próprio nome sugere, a automação comercial automatiza vários processos e métodos. Com ela, também é possível reduzir mão de obra, já que ela é capaz de controlar diversas funções automaticamente. Os sistemas de automação comercial são amplamente utilizados porque são eles que ficam responsáveis por registrar dados e por fazer uma gestão inteligente e eficiente dessas informações. Entre as principais vantagens do investimento em tecnologias de automação estão a integração de toda a operação, redução de erros e custos, aumento da produtividade e geração de elementos para tomadas de decisão.
Exemplos de aplicações na prática
Agora que você já entendeu o que é a automação comercial e percebeu algumas das vantagens da utilização dessa estratégia, veja a seguir como pode aplicá-la na prática em sua empresa.
Desempenho de vendas
Atualmente, no varejo, trabalhar com um software eficiente e seguro é questão de sobrevivência operacional. Em primeiro lugar, uma ferramenta completa faz a integração do processo de venda com o
controle de estoque, ou seja, no mesmo momento em que um item é registrado no caixa, sua baixa acontece também no estoque. Dessa forma, ambos os controles — que são tarefas suscetíveis a falhas — se tornam mais seguros e refletem números reais e precisos. Outra questão fundamental é o acompanhamento das vendas, pois, a partir de dados constantemente atualizados, o gestor é capaz de fazer análises em diversos níveis, categorias, de marcas e produtos. Indicadores de performance permitem, então, que você possa tomar decisões sobre compra de volume, giro dos itens e estratégias promocionais.
Relacionamento com o cliente
Atrair, conquistar e manter um bom relacionamento com os clientes sempre foi um dos maiores desafios para qualquer empreendedor. Diante de uma concorrência cada vez maior e mais especializada, encontrar formas de se destacar é fundamental para que seu negócio permaneça relevante. Para oferecer o mínimo de qualidade no atendimento, todas as interações com o cliente devem ser registradas. Os registros geram uma base de referências e, com elas, você consegue realizar ações mais direcionadas. Mas que tipo de vantagem, na prática, um sistema de automação comercial pode trazer para o relacionamento com o cliente? Com um sistema que agrega o cadastro e todo o histórico de contatos e compras é possível, por exemplo, mapear o perfil de compra e personalizar o atendimento — como enviar promoções exclusivas e novidades, direcionar produtos e outros serviços.
Gestão de espaços
O
controle de segurança e acessos e a otimização do uso de espaços são outros dois aspectos importantes que também são impactados diretamente pela automação comercial. É ela que torna possível várias inovações e funcionalidades no setor de segurança digitalizada, como o rastreamento de produtos e equipamentos, liberação remota de permissões e fechaduras digitais. Ainda é possível ter, em tempo real, visualizações de acesso e período de permanência de funcionários ou
visitantes em qualquer local da empresa. Para alguns setores, esse recurso evita a subutilização de espaços e dá a oportunidade de diminuir custos ao realocar salas, por exemplo. Como você pode perceber, as aplicações para automação comercial em uma empresa são várias. Seus benefícios são indiscutíveis para o aperfeiçoamento da gestão de todos os recursos internos e impactam diretamente na produtividade e lucratividade. E então, as informações desse artigo foram úteis? Se você gostou desse tema e tem alguma dúvida, sugestão ou experiência para compartilhar, deixe seu comentário e vamos conversar!