Como fazer o controle de entradas de clientes sem falhas?
maio 24, 2017
A competitividade cada vez maior entre as empresas está levando ao aperfeiçoamento das operações e a uma otimização global dos negócios para se destacarem e continuarem fortes. Nesse cenário, o controle de entradas de clientes ganha uma atenção especial. Quer aumentar o nível de profissionalismo da empresa e, de quebra, melhorar o relacionamento com os clientes? Então, veja abaixo por que e como montar um controle de entradas de clientes realmente eficiente!
O que é controle de entradas de clientes?
A conquista de clientes é parte fundamental das
estratégias de sucesso de um negócio, mas mantê-los vai depender de um cuidado todo especial. Partindo desse princípio, você precisa realizar um cadastro de todos os clientes que entrarem em contato pela primeira vez, ou na realização da primeira compra, para facilitar a sua rápida identificação em um momento posterior. O controle de entradas de clientes envolve uma série de processos que começa no cadastro das informações mais relevantes sobre eles, passa pelo armazenamento, manipulação e termina com o acesso delas na hora exata para entregar ao cliente a maior comodidade e agilidade possíveis.
Por que é tão importante fazer o controle de entradas de clientes?
Não é só para a identificação física que serve o controle de entradas de clientes. Essa estratégia foi aprimorada e agora o atendente pode também fazer uma
leitura do perfil deles. Isso quer dizer que, antes mesmo de atender a uma chamada do cliente, é possível ter acesso a informações preciosas como: suas preferências de compra, quantidades, formas de pagamento, se está com os pagamentos em dia, etc. Mas lembre-se: isso vai depender dos campos de preenchimento que disponibilizará para o cadastro das informações.
Como fazer um controle de entradas de clientes eficiente?
A tarefa não é tão complicada como imagina. Basta dedicar um tempinho para planejar e criar um formulário de cadastro com as informações desejadas. Para ajudar, listamos algumas dicas práticas e eficientes a seguir. Confira!
1. Elabore um formulário padronizado
Para ser fácil de manusear, crie um formulário com quantidade de informações limitadas (as mais relevantes para o seu controle) e disponibilize um campo chamado “Observações:” para que os responsáveis por seu preenchimento possam adicionar alguma informação relevante que não consta em seu formulário, caso precisem. Mantenha o formulário igual para todos a fim de criar um padrão. Isso ajuda a localizar rapidamente as informações mais importantes, tanto para atualizações quanto para a análise de perfil dos clientes.
2. Treine a sua equipe de profissionais
Ao criar um formulário para o cadastro de clientes e testá-lo na prática,
programe um treinamento para passar todas as informações de uso aos seus atendentes responsáveis pelo preenchimento dele. Essa é uma grande oportunidade para os profissionais tirarem todas as dúvidas sobre o funcionamento do formulário e, ao compreenderem a importância, garantirem que a estratégia funcione sem falhas.
3. Monitore as atividades de registros
Esteja sempre de olho, principalmente no início, para verificar se todos estão realizando o cadastro de clientes como solicitado e corretamente. O monitoramento ajuda a identificar falhas e dúvidas, proporcionando que o feedback seja mais direto e certeiro.
4. Utilize um software de gestão
As planilhas eletrônicas são uma boa solução para os formulários impressos, mas se deseja aumentar a segurança contra perda de dados por digitações erradas e acessos não autorizados, um
software de gestão será a melhor solução para estabelecer um controle de entradas de clientes mais eficiente. Além da segurança, o controle pode ser estabelecido de forma remota (online via dispositivos móveis), o que aumenta a agilidade no atendimento. Como pode ver, fazer um controle de entradas de clientes não é difícil. Você só precisa seguir as dicas listadas e logo perceberá um resultado superior no tratamento aos clientes. Isso resultará em satisfação aumentada e maior fidelização dos clientes. Gostou das dicas sobre controle de entradas de clientes?
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