Uncategorized

Transformação digital e o controle de acesso

Já percebeu que a transformação digital está por toda parte, não é mesmo?

Mas, você sabia que a transformação digital, além de uma palavra recorrente, pode trazer benefícios reais tanto na forma com que a empresa controla o acesso de colaboradores e visitantes, como a forma com que o condomínio residencial controla o acesso dos moradores e visitantes e, também, como as empresas de aluguel de temporada controlam o acesso dos hóspedes?

Continue a leitura e entenda qual é a relação da transformação digital e o controle de acesso.

Vamos começar falando de transformação digital…

Eu aposto que você já leu ou assistiu algum vídeo falando sobre transformação digital. Se sim, já teve a impressão que não conhecer o assunto te faz um profissional “desatualizado”?

Isso acontece porque as empresas sempre buscam formas de aumentar a produtividade e a qualidade mudando a maneira como costumamos trabalhar.

E nenhuma empresa quer perder competitividade, concorda?

Ok, então o que é transformação digital?

Usamos transformação digital para explicar o processo onde uma empresa aplica tecnologia para melhorar a performance do seu negócio.

Para ficar ainda mais claro, vamos usar o exemplo da Netflix.

Antes da Netflix, as pessoas iam até uma locadora para escolher e alugar um filme. Pensando nisso, a Netflix criou uma plataforma online onde qualquer pessoa pode “alugar” um filme sem sair de casa.

Dessa forma, a Netflix transformou digitalmente a indústria de home & vídeo transformando-se uma das empresas mais conhecidas do mundo.

Podemos dividir a transformação digital em dois tipos:

Transformação digital externa

Esse tipo de transformação digital é o que a Netflix fez no exemplo anterior. Sendo assim, transformação digital externa é quando a empresa aplica tecnologia que impacta diretamente o consumidor final.

Esse tipo é o mais comum e está em outras empresas como Uber e Nubank ー a primeira mudou a forma como usamos táxi e a segunda como nos relacionamos com os bancos.

Transformação digital interna

Transformação digital interna é quando uma empresa aplica tecnologia para resolver problemas ou melhorar a performance de uma área, ou departamento.

Por exemplo: o RH de uma empresa percebeu que boa parte do time está com retrabalho e burocracia para dar e revogar acesso no processo de admissão e demissão, então, decide procurar uma tecnologia para substituir o processo manual por processo digital e integrado.

Transformação digital aplicada ao controle de acesso

Se você chegou até aqui, deve ter percebido que a transformação digital é, essencialmente, um processo de mudança. Mas, qual a relação da transformação digital e o controle de acesso?

Vamos analisar como a transformação digital aplicada ao controle de acesso pode impactar o processo de diferentes mercados.

Transformação digital aplicada ao controle de acesso para o setor de RH das empresas

O RH tem recebido cada vez mais destaque e sendo apontado como uma área estratégica para transformação digital dentro das companhias.

Portanto, conceitos como transformação digital podem ser uma ótima ferramenta para ajudar times de RH a liberar tempo de qualidade para executar estratégias focadas no desenvolvimento do colaborador.

Imagine um sistema de controle de acesso totalmente integrado ao sistema do RH, permitindo que, a cada admissão ou demissão, o sistema de controle de acesso automaticamente libere ou bloqueie o colaborador? E você ainda podendo controlar tudo através de uma plataforma web?

Além disso: sem necessidade de controle via planilhas e papéis ou tendo que falar com diversos setores para conseguir liberar ou bloquear um colaborador.

Parece sonho, mas é esse o tipo de impacto que a transformação digital pode causar na forma como sua empresa controla a jornada do colaborador.

É claro, os benefícios também se estendem ao funcionário. Por exemplo: se sua empresa adota uma tecnologia que permite o controle de acesso via celular e associado a reserva de mesa pelo colaborador, você vai facilitar o processo para os colaboradores conseguirem acessar o escritório.

Transformação digital aplicada ao controle de acesso em condomínios residenciais

Cada vez mais condomínios residenciais estão saindo de um controle de acesso manual, informal e com uso de planilhas, para sistemas mais seguros e automáticos. 

Além disso, os condomínios estão oferecendo aplicativos de celular para facilitar a vida do morador, permitindo este acessar os boletos, atas e comunicações, fazer assembleias virtuais entre outras coisas. Imagine se com esse mesmo aplicativo o morador pudesse acessar o condomínio, sem depender de cartões, e ainda pudesse convidar seus visitantes e ser avisado quando eles chegam?

Esse é o tipo de impacto que a transformação digital pode causar na forma como o condomínio controla a jornada do morador e visitantes.

Sistemas de controle de acesso mais modernos facilitam essa transformação digital, pois permitem que o aplicativo que o seu condomínio usa se integre de maneira rápida e fácil através de APIs a nível de software, sem se preocupar com complexas integrações com hardwares de controle de acesso.

Transformação digital aplicada ao controle de acesso em aluguéis de temporada

Estão surgindo prédios inteiros para locação de curta temporada, onde os proprietários ganham com aluguéis no estilo Airbnb e não com aluguel tradicional. Mas para esse tipo de operação, diferente de um hotel que possui recepção, é necessário automatizar os fluxos de controle de acesso. Diversas empresas estão surgindo com intuito de realizar a operação desse tipo de apartamento e aplicando tecnologias que impactam diretamente o consumidor final.

Imagine você fazer uma reserva de uma apartamento pelo Airbnb, receber um email com as instruções para baixar um aplicativo e fazer seu checkin de forma remota no conforto da sua casa, e o aplicativo se tornar a chave para você acessar o prédio e o apartamento que você alugou?

Parece novamente um sonho, mas é esse o tipo de impacto que a transformação digital pode causar na forma como essas empresas se relacionam com seus clientes.

Sistemas de controle de acesso mais modernos facilitam essa transformação digital, pois permitem que empresas de operação de aluguel de curta temporada se integrem de maneira rápida e fácil através de APIs a nível de software, sem se preocupar com complexas integrações com hardwares de controle de acesso.

A sua empresa ou condomínio já aderiu a transformação digital e necessita de um controle de acesso moderno que facilite e melhore seus fluxos? Venha falar com a Magikey que podemos te ajudar!!!!